Em Belém, 143 países participam da Cúpula do Clima, termômetro das decisões a serem tomadas na COP30
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Cúpula do Clima reúne líderes em Belém antes da COP30
Faltam 10 dias para o início da COP30 em Belém. Mas a conversa sobre o futuro do planeta começa antes da COP com um encontro que já aponta o rumo das negociações.
Antes da COP30, Belém vai sediar a Cúpula do Clima, nos dias 6 e 7 de novembro: 143 países confirmaram presença. Estados Unidos e Argentina ainda não.
Chefes de Estado, ministros e representantes de organismos internacionais vão discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da crise climática - como transição energética e o financiamento do combate ao aquecimento global. A cúpula funciona como um termômetro das decisões a serem tomadas depois na Conferência do Clima.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Brasil tem muito a contribuir pela própria experiência:
“Sendo nós o país que sofreu o que sofreu com as secas e enchentes na Amazônia, com as enchentes no Rio Grande do Sul e em várias regiões do nosso país, de sermos país que tem 1.942 municípios em situação de emergência climática permanente, atingindo milhões de pessoas, e por sermos também um país altamente vulnerável - nossos sistemas de produção, principalmente nossos sistemas de geração de energia e agricultura, são dependentes do equilíbrio do clima. Acho que essa é a mensagem que o Brasil dá com a COP30 como grande desafio que a humanidade vai atravessar”.
Uma das principais propostas do Brasil é o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A iniciativa busca atrair investimentos de países e do setor privado para financiar a preservação de florestas. O governo brasileiro prometeu US$ 1 bilhão e espera a adesão de outras nações durante o encontro.
A Embrapa entregou nesta sexta-feira (31) ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, um documento com sugestões para adaptar a agropecuária às mudanças climáticas. A Embrapa defende investimentos em pesquisas e tecnologia, como soluções digitais para a agricultura de precisão, uso eficiente de insumos e recuperação de áreas degradadas.
“É mostrar com dados e informações, com base científica, como hoje, quais as tecnologias que temos hoje no país, para que a gente possa ajudar nessa transição ecológica de uma agricultura mais sustentável”, diz Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.
Em Belém, 143 países participam da Cúpula do Clima, termômetro das decisões a serem tomadas na COP30
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
COP30 em Belém tem 132 países com hospedagens confirmadas
Obras da COP30 tentam conter décadas de alagamentos nas 'baixadas' de Belém